Centro Social Paroquial da Vera Cruz (CSPVC) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) / Organização Não Governamental (ONG), com o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, Sem Fins Lucrativos, constituída por iniciativa da Fábrica da Igreja da Vera Cruz devidamente autorizada pelo Bispo da Diocese de Aveiro.

Fundado em 1971, com estatutos aprovados pela Direcção-Geral da Assistência Social em 6 de Fevereiro de 1973, encontra-se registado a título definitivo na Direção Geral da Segurança Social, no Livro n.º 2 das Fundações de Solidariedade Social sob o n.º 17/84 a folhas 45 e 45 verso, desde 28 de Março de 1984.

O Centro Social Paroquial da Vera Cruz (na sua origem Centro Paroquial de Bem Estar Social da Vera Cruz) iniciou o seu funcionamento em 4 de Janeiro de 1971, por iniciativa da Fábrica da Igreja da Vera Cruz e do seu pároco Prior Manuel António Fernandes.

O CSPVC assegura, no âmbito das suas atividades, diferentes serviços, valências e projetos visando o combate a variadas formas de pobreza e de exclusão social para dar resposta às problemáticas emergentes.

Procurando um apoio constante à comunidade em que se insere, o CSPVC desenvolve Outros Serviços de Apoio às Famílias e à Comunidade, em prol do desenvolvimento, da sustentabilidade, da responsabilidade social e do Mecenato.

O trabalho com os diferentes grupos em exclusão ou risco de exclusão é realizado numa lógica multidimensional, de cariz sistémico e ecológico; objetiva-se uma intervenção concertada e consistente, promotora de inclusão e de aumento de competências.

Consideramos que uma equipa coesa e motivada, como aquela que orgulhosamente “veste a camisola” do CSPVC, é a melhor garantia para a realização de um trabalho de qualidade. Com ambientes securizantes e acolhedores e com propostas motivadoras e desafiantes, contando com uma equipa qualificada, acreditamos na melhoria contínua da qualidade dos serviços que prestamos às famílias.